História

História

A povoação de Vale da Pedra começou por se designar Foros de Vale da Pedra e depois Casais do Vale da Pedra. Até 23 de maio de 1988 pertenceu à freguesia de Pontével. Foi nesta data que se assinalou a sua elevação a freguesia e a adoção do topónimo de Vale da Pedra.
Segundo a voz do povo, o nome da povoação está associado à existência de uma grande pedra, com inscrições romanas, que se situa numa quinta com o mesmo nome. Também há quem lhe concedesse o título de “Sintra do Ribatejo”, devido à riqueza da vegetação que a envolvia.

Vale da Pedra

Segundo os últimos Censos (2011), a freguesia de Vale da Pedra conta com uma população de cerca de 1800 residentes, numa área de 14,5 km².
A freguesia encontra-se limitada a Norte, pela freguesia do Cartaxo; a Sul, pelo município da Azambuja; a Nascente, pela freguesia de Valada; e a Poente, pela Estrada Nacional n.º 3.
A localização privilegiada da freguesia de Vale da Pedra, quer por meio rodoviário devido à proximidade da A1, quer por meio ferroviário, devido aos apeadeiros Reguengo-Vale da Pedra-Pontével e Setil, permite a fixação de cada vez mais famílias jovens, que beneficiam de um apoio social muito forte às primeira e segunda infâncias.
Fazem ainda parte desta freguesia os lugares de Ponto do Reguengo, Setil, Gaio de Baixo, Alto do Gaio e uma parte de Cruz do Campo.

Ponte do Reguengo

O lugar de Ponte do Reguengo é privilegiado pela Vala Real, que em tempos foi fulcral para a atividade piscatória e para o transporte de cereais, sobretudo de arroz.
Actualmente, a Poente da linha ferroviária, a Ponte do Reguengo está muito desenvolvida, devido à edificação de várias urbanizações e ao crescimento populacional resultante. Na parte a Nascente, situa-se o Bairro dos Pescadores, um aglomerado de pequenas casas típicas de pescadores.

Setil

É o lugar mais pequeno da freguesia em termos geográficos. Com um número de habitações reduzido e o comércio inexistente, a freguesia recorda com saudade os tempos em que a Estação Ferroviária do Setil se revestia da maior importância no contexto ferroviário nacional, permitindo a confluência entre a Linha do Norte e a Linha de Vendas Novas no transporte de mercadorias.
Actualmente bastante degradada, funciona como apeadeiro à semelhança do Reguengo e como ponto estratégico de paragem e passagem para os comboios de mercadorias.

Gaio de Baixo e Alto do Gaio

Situados a Nascente da Freguesia, estes dois lugares são ambos ocupados apenas pelas quintas familiares que lhe dão nome: Quinta do Gaio de Baixo e Quinta do Gaio de Cima. Ambas as quintas são possuidoras de um património relevante para a freguesia e para o concelho do Cartaxo.

Cruz do Campo e Sesmarias

Apenas a parte a Nascente do lugar Cruz do Campo e do lugar Sesmarias pertencem à freguesia de Vale da Pedra.
A Cruz do Campo deve o seu topónimo a um cruzamento de terra batida no meio do campo que ali existia, em tempos mais remotos, onde as pessoas se encontravam. Hoje, é um cruzamento no qual passa a estrada N3, dividindo a freguesia de Vale da Pedra, a Nascente, e a freguesia de Pontével, a Poente.
Também o lugar das Sesmarias se encontra dividido em duas freguesias: Vale da Pedra e União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta.