Desfile Gentes do Cartaxo

Morada da Sede :Largo da Festa, s/n 2070-719 Vale da Pedra

Morada para correspondência: Rua da Cabine, 56 2070-723 Vale da Pedra

Contactos:
Presidente da Direcção: 964493763/243759720

e-mail :
ranchodevaledapedra@gmail.com

Calendário de eventos

Clicar para filtrar

História

O RANCHO FOLCLÓRICO REGIONAL DE VALE DA PEDRA fez a sua 1ª apresentação pública em 17 de Dezembro de 1988, depois de ter iniciado os seus ensaios em Maio desse ano.
Surgiu da vontade de um grupo de Valpedrenses - entre eles o Sr António Antunes (mais conhecido por António Lagarto), o Sr João Bento Sereno e o Sr António Mira, que haviam feito parte de um Rancho Folclórico que representou várias vezes o lugar de Vale da Pedra na sede de concelho nos anos 40/50 - acharam que o nosso pequeno lugar, à data, ainda Casais de Vale da Pedra, necessitava de algo que fomenta-se a amizade, companheirismo e convívio em simultâneo com a divulgação e preservação de costumes antigos.
Em 2004, procedeu-se à constituição da associação Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra através de escritura pública no Cartório Notarial do Cartaxo realizada em 9 de Março e com publicação em Diário da Republica III Série de 19.05.2004.
A associação sem fins lucrativos, assim constituída, conta com 3 secções : Secção de Rancho Folclórico, Secção de Cicloturismo e Secção de Teatro, organizando também Marchas Populares.

SECÇÃO DE FOLCLORE
 Principalmente dirigido aos jovens da terra, tem-se mantido um grupo de jovens, uma vez que a média de idades dos cerca de 40 elementos dançarinos que compõem os grupos Infantil e Adulto ronda os 20 anos, já a Tocata é composta por 10 elementos, com uma média de idades a rondar os 40 anos, distribuídos pelo Acordeão, Bilha, Cana, Ferrinhos, Reco-reco e Vozes.
 O repertório é composto por cerca de 35 músicas e danças, todas rebuscadas junto dos anciões da nossa Freguesia, incluindo o Fandango das Lezírias - característico da Região - e o Fandango de Varapau, para além de viras, bailaricos, moda a dois passos e fadinhos, muitas delas características da Borda-d’água, sem esquecer a zona do bairro.
 Os Trajes foram igualmente rebuscados entre as pessoas mais idosas para que possamos representar com maior fidelidade as roupas antigamente usadas mas, apesar das buscas constantes, muito haverá ainda a fazer e por isso é nossa intenção prosseguir o trabalho até aqui efectuado.
 Ao longo da nossa existência temos participado em inúmeros Festivais de Folclore e festas de Norte a Sul do País, para além de actuações em paquetes de luxo e animações de rua, representando a nossa terra bem como o Ribatejo, contando ainda com uma actuação em França (La Croix Valmer).

SECÇÃO DE CICLOTURISMO
 Tendo surgido por sugestão de um grupo de elementos do Rancho Folclórico com gosto pelas duas rodas, foi fundada em 09-04-2006, muito embora já anteriormente tivesse participado e organizado passeios de cicloturismo desde 2003.
 Uma vez mais, o intuito principal é o convívio, amizade e divulgação da nossa região.

SECÇÃO DE TEATRO
 Também ela surgiu por sugestão de um grupo de elementos do Rancho Folclórico, que já anteriormente tinham integrado grupos de teatro, tendo como encenador Francisco José Pereira Vieira,
 A sua estreia oficial ocorreu com a comédia “Meu Querido Maridinho”, da autoria de Carlos Leite Ribeiro, em 03-06-2006, muito embora já anteriormente tivessem sido organizadas algumas brincadeiras teatrais e pequenas rábulas.
 2005 – Gala Vale da Pedra – rábulas diversas;
 2006 – Gala Vale da Pedra – rabulas diversas, “Meu querido Maridinho”;
 2007 – Casais de Brito – “Menina Gigi”;
 2013 – Aniversário RFRVP – rábulas diversas;
 2014 – Gala Vale da Pedra, Festa Anual de Vale da Pedra e Noite de Fados – rábulas diversas; Revista à Portuguesa “As nossas Tradições”;
 2015 – Festa de S. Pedro ACRVP, Festa anual Ereira e Gala Vale da Pedra – rábulas diversas; Revista à Portuguesa “As nossas Estações”

Partilhar: