História
O RANCHO FOLCLÓRICO REGIONAL DE VALE DA PEDRA fez a sua 1ª apresentação pública em 17 de Dezembro de 1988, depois de ter iniciado os seus ensaios em Maio desse ano.
Surgiu da vontade de um grupo de Valpedrenses - entre eles o Sr António Antunes (mais conhecido por António Lagarto), o Sr João Bento Sereno e o Sr António Mira, que haviam feito parte de um Rancho Folclórico que representou várias vezes o lugar de Vale da Pedra na sede de concelho nos anos 40/50 - acharam que o nosso pequeno lugar, à data, ainda Casais de Vale da Pedra, necessitava de algo que fomenta-se a amizade, companheirismo e convívio em simultâneo com a divulgação e preservação de costumes antigos.
Em 2004, procedeu-se à constituição da associação Rancho Folclórico Regional de Vale da Pedra através de escritura pública no Cartório Notarial do Cartaxo realizada em 9 de Março e com publicação em Diário da Republica III Série de 19.05.2004.
A associação sem fins lucrativos, assim constituída, conta com 3 secções : Secção de Rancho Folclórico, Secção de Cicloturismo e Secção de Teatro, organizando também Marchas Populares.
SECÇÃO DE FOLCLORE
Principalmente dirigido aos jovens da terra, tem-se mantido um grupo de jovens, uma vez que a média de idades dos cerca de 40 elementos dançarinos que compõem os grupos Infantil e Adulto ronda os 20 anos, já a Tocata é composta por 10 elementos, com uma média de idades a rondar os 40 anos, distribuídos pelo Acordeão, Bilha, Cana, Ferrinhos, Reco-reco e Vozes.
O repertório é composto por cerca de 35 músicas e danças, todas rebuscadas junto dos anciões da nossa Freguesia, incluindo o Fandango das Lezírias - característico da Região - e o Fandango de Varapau, para além de viras, bailaricos, moda a dois passos e fadinhos, muitas delas características da Borda-d’água, sem esquecer a zona do bairro.
Os Trajes foram igualmente rebuscados entre as pessoas mais idosas para que possamos representar com maior fidelidade as roupas antigamente usadas mas, apesar das buscas constantes, muito haverá ainda a fazer e por isso é nossa intenção prosseguir o trabalho até aqui efectuado.
Ao longo da nossa existência temos participado em inúmeros Festivais de Folclore e festas de Norte a Sul do País, para além de actuações em paquetes de luxo e animações de rua, representando a nossa terra bem como o Ribatejo, contando ainda com uma actuação em França (La Croix Valmer).
SECÇÃO DE CICLOTURISMO
Tendo surgido por sugestão de um grupo de elementos do Rancho Folclórico com gosto pelas duas rodas, foi fundada em 09-04-2006, muito embora já anteriormente tivesse participado e organizado passeios de cicloturismo desde 2003.
Uma vez mais, o intuito principal é o convívio, amizade e divulgação da nossa região.
SECÇÃO DE TEATRO
Também ela surgiu por sugestão de um grupo de elementos do Rancho Folclórico, que já anteriormente tinham integrado grupos de teatro, tendo como encenador Francisco José Pereira Vieira,
A sua estreia oficial ocorreu com a comédia “Meu Querido Maridinho”, da autoria de Carlos Leite Ribeiro, em 03-06-2006, muito embora já anteriormente tivessem sido organizadas algumas brincadeiras teatrais e pequenas rábulas.
2005 – Gala Vale da Pedra – rábulas diversas;
2006 – Gala Vale da Pedra – rabulas diversas, “Meu querido Maridinho”;
2007 – Casais de Brito – “Menina Gigi”;
2013 – Aniversário RFRVP – rábulas diversas;
2014 – Gala Vale da Pedra, Festa Anual de Vale da Pedra e Noite de Fados – rábulas diversas; Revista à Portuguesa “As nossas Tradições”;
2015 – Festa de S. Pedro ACRVP, Festa anual Ereira e Gala Vale da Pedra – rábulas diversas; Revista à Portuguesa “As nossas Estações”
Direcção
Em virtude da pandemia e das medidas de contingência, não foi possível proceder à eleição dos Corpos Gerentes para o Triénio 2021-2023, pelo que, nos termos do artº 30º, nº 4 dos Estatutos, continuam em exercício os Corpos Gerentes aprovado por unanimidade em Assembleia Geral realizada em 3 de Fevereiro de 2018 para o TRIÉNIO 2018-2020
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente................... Maria Suzete Xavier, sócio nº 63
Vice-Presidente........... Vera Amorim, sócio nº 23
Secretário.................... Ana Paula Praia, sócio nº 20
Secretário.................... Carlos Parreira, sócio nº 31
DIRECÇÃO
Presidente................... Alda Raposeira Semedo, sócio nº 1
Vice-presidente ........... Maria Elisa Cartaxeiro, sócio nº 3
Secretário.................... Mónica Antunes Lopes, sócio nº 4
Tesoureiro................... Diana Florindo Raposeira, sócio nº 11
Vogal........................... Carla Ricardo Pombo, sócio nº 34
CONSELHO FISCAL
Presidente................... António de Oliveira Antunes, sócio nº 59
Secretário.................... Sérgio Sereno, sócio nº 98
Vogal........................... João Ferreira Xavier, sócio nº 105
Actividades
Para além da participação em diversos Festivais de Folclore, em regime de permuta, da representação da freguesia na Festa do Vinho, Feira dos Santos, Desfile das Gentes do Cartaxo, representação do concelho na Gastronomia de Santarém, animação de rua em ocasiões especiais, etc, a associação organiza também
- Desfile de Carnaval (sempre que possível)
Organização de carro alegórico e desfile na localidade, bem como participação no desfile no Cartaxo;
- Almoço/Jantar de sócios
Convívio comemorativo da formalização da associação, realizado no fim de semana mais próximo do dia 9/Março;
- Festival de Folclore/Aniversário
Realização de Festival de Folclore comemorativo da estreia do grupo infantil na 1ªquinzena de Julho;
Realização de Festival de Folclore comemorativo da estreia do grupo na 3ª semana de Dezembro;
- Convívio de S. Martinho
Almoço convívio em que o prato principal é o “torricado”, característico da nossa região e que é finalizado com as tradicionais castanhas assadas;
- Gala Vale da Pedra
Espectáculo de homenagem e reconhecimento de pessoas e/ou entidades com desempenho relevante na freguesia;
- Passeio de cicloturismo
- Marchas populares
Organização no âmbito da União de Ranchos do Concelho
- Noite de Fados
Incluindo apontamentos de folclore e recreação de quadros vivos;
- Feira das Tradições
Tasquinhas etnográficas com representação de petiscos, doces e produtos representativos de cada localidade do concelho;
Por norma é realizada no fim de semana mais próximo do dia 23/Maio como forma de comemoração da elevação de Vale da Pedra a freguesia;
- Festival de Folclore Capital do Vinho
Realizado na Praça 15 de Dezembro, frente à Camara Municipal, com a apresentação de quadros vivos representativos de atividades tradicionais das